OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA
Conclusão final do meu TCC da Pós-Graduação em Educação a Distância-Gestão e Tutoria
A
partir das pesquisas feitas e utilizando um pouco da minha experiência no que
tange a educação a distância de Jovens e Adultos, percebi que existe um longo
caminho a ser trilhado para que a oferta desta modalidade de ensino no
município seja implementada com maiores chances de acerto, pois a EJA é uma
modalidade na qual as características próprias daqueles que estão no processo
de ensino-aprendizagem são diferenciadas e por isso existe a necessidade de um
trabalho diferenciado pelo professor para que haja primeiramente a ambientação
deste sujeito, onde ele desenvolva uma maior autonomia e disciplina durante o
seu aprendizado.
Outros
desafios serão estarão presentes no percurso, como por exemplos, a possibilidade de fraudes; o risco de aprimoramento
do instrucionismo; a ideia de que é um curso de fácil acesso a certificação; e
ainda, o isolacionismo dos educandos, pode cair na excessiva de autodidatismo.
Além disso, existem as dificuldades do
uso das TIC, uma vez que o universo dos sujeitos inseridos neste processo é
bastante variado. Existindo educandos que apesar de já utilizarem, ainda não as
utilizam com objetivos educacionais, podendo encontrar dificuldades em se
adaptarem a esta nova rotina de estudos que exige, sobretudo tempo e
disciplina. Encontraremos também aqueles que ainda não as utilizam por falta de
condições financeiras e podem a vir desistir por esta dificuldade.
Mesmo reconhecendo que existem
dificuldades para que o educando trabalhador dê continuidade aos seus estudos,
acredito no potencial da Educação a Distância, uma vez que viabiliza a
construção do conhecimento e possibilita o desenvolvimento da autonomia do
aluno. Estes são os pontos positivos desta modalidade de educação, que estimula
a busca pelo conhecimento de forma autônoma com maior flexibilidade de tempo e
de espaço.
Por isso, para auxiliar no processo de
ensino aprendizagem destes sujeitos aprendentes da EJA, sugiro que mesmo na
modalidade EAD, haja no inicio do curso, oficinas voltadas para ambientação
destes nesta modalidade, para que sejam inseridos ou reinseridos no universo
das TIC. No decorrer destas oficinas os sujeitos terão a oportunidade de entrar
em contato com os recursos midiáticos necessários a modalidade, poderão se
sentir mais seguros no manuseio destes, além de terem suas dúvidas sanadas pelo
professor tutor, até que consigam tira-las com tutores virtuais. Estas oficinas
implantadas no inicio do curso, podem vir a ajudar no processo de criação de
uma nova rotina que discipline e organize o tempo deste individuo que além de
estudante, muitas vezes é um trabalhador e possuem família e por isso precisam
adequar seus horários para atender todas estas demandas.
Também acredito no potencial da EJA à
distância, desde que todos os sujeitos envolvidos no processo possam cumprir
seus papéis, sejam os docentes/tutores que constantemente estejam aperfeiçoando
o seu fazer pedagógico e se adequando ao novo modelo de ensino e perfil dos
sujeitos aprendentes, bem como estes sujeitos se comprometendo com o seu
aprendizado, buscando disciplina e autonomia para seu crescimento e
desenvolvimento educacional. Caso contrário, as escolas que ofertam este tipo
de modalidade podem se tornar fábricas de diplomas em série e continuarmos com
uma educação descontinua e descontextualizada que não leva os sujeitos a se
inserirem de forma mais humana no contexto em que vivem.
Comentários
Postar um comentário